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O GRANDE MOMENTO DA CRIATIVIDADE:
CANNES LIONS 2019

Edição feita em parceria com o time criativo da Fluent!

Quem aí conhece o Cannes Lions? O "Oscar da publicidade", que acontece desde 1953, este ano teve 29 categorias e distribuiu 932 prêmios, entre Grand Prix, leões de ouro, prata e bronze, e outros. No ranking de premiação, o Brasil ficou em 3º lugar, com um total de 85 leões.

Porém, mais do que quantidade, dedicamos esta edição para falar da qualidade de diversos trabalhos apresentados no festival. Para isso, trouxemos: uma curadoria exclusiva feita pelas lideranças criativas da Fluent sobre algumas das peças premiadas, 4 macro tendências que observamos estarem permeando os novos caminhos criativos da comunicação, além de um depoimento exclusivo do nosso Diretor de Criação Integrada, Eric Ribeiro.

Bora lá?
TÁ ROLANDO LÁ FORA
Um resumo de tudo o que não dá mais para as marcas ignorarem
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TECNOLOGIA EM FUNÇÃO DA ACESSIBILIDADE

Na edição passada entendemos um pouquinho sobre como a tecnologia aparece para ajudar em diferentes momentos no nosso dia a dia. E uma tendência identificada em diversos cases premiados em Cannes esse ano foi o uso da tecnologia para melhorar a vida de pessoas com deficiência. StorySign, Creatability, See Sound, ThisAbles e Changing the Game (que o Diego Lucas fala um pouquinho mais abaixo) são alguns dos projetos desenvolvidos para ensinar deficientes a lerem, criarem música, jogarem videogames, e terem mais segurança e mobilidade em casa. O case da Ikea, abaixo, é só um exemplo dentre os vários emocionantes exibidos.

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QUESTIONAMENTO DO PAPEL DAS INSTITUIÇÕES

A força econômica de uma marca deveria ser utilizada para desafiar o status quo? Este ano, vimos peças como o "Black Supermarket" da Carrefour e o "The Tampon Book", da The Female Company, serem premiadas e se tornarem exemplos de posicionamento sendo utilizado para confrontar leis e governos ativamente. Porém, vale dar destaque para cases como o lançamento da coleção Air Max da Nike, que transformou graffitis espalhados pela cidade de São Paulo em e-commerces. Poderíamos dar spoiler, mas por que você não vai conferir?



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NATURALIZAÇÃO DO CORPO FEMININO

Mulheres são responsáveis por mais de 80% da decisão de compra, mas ainda assim é sabido que elas não se sentem representadas na mídia em geral, normalmente retratadas por estereótipos e padrões irreais. Entre as peças premiadas em Cannes, também encontramos representantes engajados em naturalizar e desobjetificar os corpos femininos, seja através de uma edição totalmente 50+ da Vogue Britânica, vulvas cantantes num comercial de absorvente ou a repaginação “sexism-free” de uma revista erótica na guerra contra o machismo.




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O OLHAR DA INDÚSTRIA SOBRE OS NOVOS AMBIENTES SOCIAIS

Já não se questiona mais que as redes sociais vieram para ficar. Inclusive, chegamos a outro ponto da discussão: se a internet concretizou um novo ambiente social, como as pessoas estão mudando seus hábitos de consumo por conta deste novo ambiente? Isso vem impactando indústrias inteiras. Por isso, marcas tem repensado como os consumidores escolhem suas roupas (confira o case premiado "ADDRESS THE FUTURE"), como leem e inclusive como viajam: afinal, o quanto será que hoje tirar fotos bonitas virou uma prioridade na escolha dos destinos? Esse case você confere abaixo.


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DICA DA QUINZENA
Saatchi & Saatchi New Creators Showcase

Todos os anos, a agência Saatchi & Saatchi apresenta no festival uma lista de novos diretores, do mundo todo e das mais variadas linguagens, que são promessas para os próximos anos. Essa é uma das palestras mais concorridas no Cannes Lions. No canal deles no Youtube você consegue conferir os filmes dos diretores desse ano e dos anos anteriores.

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TÁ ROLANDO DENTRO DE CASA
Curadoria Fluent das premiações do Cannes Lions 2019
O QUE VALE A PENA SABER, SE VOCÊ NÃO TEM TEMPO PARA SABER TUDO?
Se você fosse assistir a todos os cases premiados em Cannes esse ano, levando em consideração apenas os ouros, pratas e bronzes das principais categorias, seriam necessárias mais de 3 horas. Isso sem contar Grand Prix e shortlists. É muita coisa para estar por dentro. Por isso, nesta edição, convidamos nossas lideranças criativas para te contar o que você NÃO PODE DEIXAR DE SABER. Foram selecionados 5 cases, comentados e analizados pelos nossos criativos, para você não ficar por fora da discussão. Para conferir, é só baixar o documento!

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DE EXPERT PARA EXPERT
Conteúdo que vale uma aula